O JEITO BRASILEIRO DE SER ALEMÃO
Quando se aproxima o mês de outubro, dificilmente alguém deixa de lembrar da Oktoberfest, tradicional festa de origem alemã e que se realiza em Blumenau na Santa & Bela Catarina desde 1984. Este ano o turista se divertiu de 03 a 20 de outubro, quando o turista se sentiu na Alemanha.
Hoje, no cenário turístico brasileiro, não a como mencionar o mês de outubro sem que venha à lembrança a Oktoberfest. O nome do mês deu origem ao nome da festa e esse casamento de palavras tornou-se perfeito para que deseja fazer seus planos de viagem. O melhor ainda é que a Oktoberfest é grandiosa, cheia de vida. Uma feliz combinação de música dança e culinária germânica. É a maior festa da cultura alemã do continente americano, e considerada a segunda maior festa do gênero do mundo, tendo à frente apenas o Oktoberfest de Munique, na Alemanha. Estar em Blumenau em outubro é uma experiência inesquecível. É onde gente de todo o país se reúne com os blumenauenses para se divertir com alegria e segurança. Em Blumenau você encontrará hospitalidade, atrações turísticas, tradições, e facilmente será cortejado pela felicidade.
UM POUCO DA HISTÓRIA
Em 2 de setembro de 1850 desembarcaram no Rio Itajaí-Açú os primeiros imigrantes que colonizaram Blumenau. Liderados pelo médico-farmacêutico e filósofo alemão Hermann Bruno Otto Blumenau, que tinha como meta formar uma colônia agrícola, mas a vocação industrial prevaleceu.
A cidade cresceu, modernizou-se, mas não abandonou seus traços coloniais. Em 1950 já era uma referência de qualidade de vida no sul do país. Por tornar-se um importante centro industrial, Blumenau passou a receber visitantes de todo o Brasil e do exterior. A maioria frequentava a cidade para fazer negócios ou comprara seus produtos famosos pela qualidade. Essa condição deu, na década de 1960, fez de Blumenau o principal destino de quem visitava Santa Catarina, o que colocou Blumenau em destaque no Estado o que aconteceu naturalmente, sem que houvesse qualquer planejamento neste sentido.
As características da cidade, sua proximidade ao litoral, ao Porto de Itajaí e ao Aeroporto Internacional de Navegantes, aliados a sua pujança econômica, fez com que Blumenau criasse grandes eventos. Assim, Blumenau passou a realizar as principais feiras do sul do Brasil.
Na década de 1980, a iniciativa privada e o poder público uniram-se para reproduzir em Blumenau um a festa que já existia a cerca de 200 anos em Munique, na Alemanha: a Oktoberfest.
O principal a cidade tinha: a cultura alemã, com suas manifestações musicais, folclóricas e gastronômicas e, claro, um grande consumo de cerveja. A ideia deu certo e já nos primeiros anos a festa ganhou projeção internacional.
A festa foi idealizada como um produto turístico. Seu êxito deve-se a originalidade, a beleza da cidade e a qualidade dos serviços prestados.
O que não falta em Blumenau são sotaques diferentes, influência das várias etnias que ajudam tornar a cultura da cidade rica na diversidade. Os trajes típicos e danças ainda fazem parte das manifestações culturais nos clubes de Caça e Tiro (schützewerein), e festas típicas como a Stammtisch - mesa cativa de grupo de frequentadores que é realizada na rua, e a Sommerfest, uma mini-oktoberfest realizada em pleno verão. Blumenau é o típico exemplo de município que conseguiu unir suas origens ao que o Brasil tem de melhor: o jeito de ser brasileiro.
ROTEIROS TURÍSTICOS.
Blumenau oferece opções de lazer para todas as idades, gostos e com os mais variados custos. O visitante pode desfrutar de roteiros turísticos bastantes agradáveis, que contemplam a história e o desenvolvimento da cidade.
Roteiro Histórico Cultural – Este passeio pode ser feito a pé – que inicia na Ponte Aldo Pereira Andrade (conhecida como Ponte de Ferro, de 1929), passando por todos os prédios antigos e contemporâneos da Rua XV de Novembro, terminando no antigo Paço municipal e sede da administração no período colonial.
Roteiro Arquitetônico Vila Itoupava – Situada a 25 km do centro da cidade. Neste bairro moram cerca de sete mil habitantes que preservam os aspectos culturais da colonização, como por exemplo – um dialeto alemão. No local é possível encontrar casa que preservam o estilo enxaimel típico, comidas e bebidas de fabricação caseira.
Roteiro da Natureza – Para quem gosta de contemplar a natureza. Há opções de caminhadas nas trilhas do Parque Ecológico Spitzkopf ou Nova Rússia. Este roteiro necessita de agendamento prévio.
Roteiro das Cervejarias Artesanais – Para os apreciadores de uma boa cerveja, ou mesmo curiosos quanto à sua fabricação é um passeio imperdível, entre as cervejarias podem ser visitadas: a Bierland, a Eisenbahn, a Wunder Bier, a Borck, a Konigs Bier, a Zehn Bier, a Schornstein, a Opa Bier, a Holzeweg, a das Bier e a Saint Bier.
Roteiro de Turismo Industrial – Onde é possível conhecer ao vivo a fabricação de cristais, malhas, cachaças, iluminarias e muito mais.
Roteiro de Igrejas - Pensando no potencial do segmento de Roteiro Religioso, foi formatado pela Secretaria de Turismo o Roteiro de Igrejas, que visa auxiliar na atração e maior permanência de visitantes no município de Blumenau. Blumenau possui templos católicos e luteranos que contém história e arquitetura relevantes e interessantes. Cada Igreja possui uma história única que remonta o início da imigração e colonização da cidade. Nestas igrejas ficam guardadas lembranças, objetos, instrumentos, entre outras curiosidades.
Roteiro de Museus - E a última opção de roteiro turístico, onde o visitante poderá conhecer os diversos museus de Blumenau e testemunhar as velozes e marcantes transformações na região e no mundo nos últimos dois séculos, desde a chegada dos primeiros colonizadores europeus.
E para quem quer conhecer de perto as opções de lazer cultivadas pelos descendentes de alemães por mais de um século e meio, a dica é participar do Dia do Turista. Durante o ano, três clubes de caça e tiro de Blumenau (CCT) abrem suas portas para os visitantes e compartilham um pouco da cultura e das tradições trazidas pelos imigrantes, no chamado Dia do Turista. Para isto, os CCT Serrinha, Testo Salto e Blumenauense, promovem atividades como competições de tiro, bolão, bocha e apresentações de grupos folclóricos, além, é claro, de degustação de chope e pratos típicos – assim como é feita nas tradicionais festas de Rei e Rainha. Para participar do Dia do Turista é preciso agendar com a Associação dos Clubes de Caça e Tiro de Blumenau pelo telefone (47) 3340-5635 ou no site www.clubesdecacaetiro.com.br. O número mínimo de participantes é de 30 pessoas.
PARQUE VILA GERMÂNICA
É um parque temático que representa um pedaço da Alemanha no Brasil.
É imenso complexo tem uma área construída de 26.000 m2 no Centro de Eventos, em um único pavilhão, e que pode ser dividido em três setores que variam de 5 a 7.200 m2, e um mezanino de 700 m2, atendendo assim a cada evento de acordo com suas necessidades. Projetado dentro dos mais altos padrões de tecnologia, design moderno e normas ecologicamente corretas. Também foi totalmente planejado para atender pessoas portadoras de necessidades especiais.
O complexo Parque Vila Germânica fica a 2 km do centro da cidade, com várias vias acesso, sendo interligado a todos os bairros da cidade por linhas de ônibus integradas.
Dentro do Centro de Eventos há áreas próprias em cada um dos setores, para serviços de alimentação e bebidas. Ao lado da entrada principal, os visitantes podem se deliciar com a boa gastronomia blumenauense, que oferece cardápio variado, onde sempre estão presentes os pratos típicos germânicos. Em um ambiente aconchegante e clima europeu, o Café Colonial está instalado numa casa estilo enxaimel original, que data de 1905, que foi transportada de seu local de origem e totalmente remontada. Deliciosos doces e salgados fresquinhos e artesanais, servidos por pessoas tipicamente trajadas, fazem de um momento para tomar café um prazeroso encontro cultural gastronômico, no seu ambiente interno ou no deque.
Envolvida pela charmosa arquitetura enxaimel, a área da Vila Germânica dispõe de diversas lojas de souvenir, com produtos regionais e artesanato típico, como um verdadeiro shopping cultural em forma de canecas de chope, camisetas e trajes típicos completos. A Vila Germânica é aberta o ano todo e lembra o interior da Alemanha com suas casas típicas.
Blumenau vale a pena pelo seu jeito de alemão com cara de brasileiro.
Informações para visitar Blumenau: www.htcturismo.com